Patricia Ferraz - A música em mim

Minha foto
Niterói, RJ, Brazil
Produtora Cultura e Lighting Designer. Tornou-se conhecida por assinar a curadoria, direção de produção lighting designer, agenciamento artístico em projetos, shows, programas de TV, com alto reconhecimento de público e da crítica especializada. Atua no cenário cultural desde 1994. Desde 2007 vem ministrando pelo Brasil o Curso de Produção Cultural e Workshop de Iluminação APRENDA COM QUEM FAZ , também com um retorno expressivo de público e imprensa. Nesse trilhar já formou mais de 400 alunos e continua na estrada com o curso, onde ensina de maneira prática os segredos dos bastidores em produção e na iluminação em shows. Bem vindos ao meu universo musical.

domingo, 6 de setembro de 2009

Ju Cassou por Flávio Carpes


Muito bem...aqui estou eu de novo

Encerrada a série sobre os grandes nomes da música brasileira que passaram por aqui com velocidade e intensidade, volto aos temas que nos afligem, alegram, intrigam, aliviam, enchem de esperança, desesperam...enfim, os temas da vida cotidiana e as observações sobre o cenário cultural que nos cerca.

Recentemente uma pessoa muito querida me deixou muito feliz com um reencontro, depois de alguns anos sem vê-la. A cantora, pianista e clarinetista Ju Cassou me ligou outro dia e me disse....estou no Rio de Janeiro e tenho nas minhas mãos meu novo filho: O CD “Live in Germany” que acabou de sair do forno. Aí me veio à memória há quantos anos conheço e sou amigo de Ju Cassou. Pensei primeiramente em quinze anos, o que daria 1994; depois me veio que a conheci nos idos 1988, portanto há 21 anos.....meeeu Deeeeus!!!!! 21 anos!!!!! Mas sequer consegui me localizar no tempo e tampouco saber como a conheci. Mas tem esse tempo todo que Ju Cassou, cantora de qualidade, afinadíssima, pianista de mãos cheias de teclas e notas, discípula de ninguém menos que Luiz Eça, batalha no mercado de seu país e nunca conseguiu atingir o sucesso. Aí me perguntei: por que alguns dão certo e outros não? O sucesso....está reservado a alguns? Ju cassou, pelo que me lembro batalhou e muito. Acompanhei os preparativos para várias apresentações dela em vários lugares do Rio de Janeiro. Quem se lembra do Rio Jazz Club, no “porão” do Hotel Meridién? Ela se apresentou lá, na Casa de Cultura Laura Alvin, no Gula Bar do Marina na praia do Leblon, no Guima's do Fashion Mall, num bar chiquérrimo da Lagoa que não me lembro o nome, entre tantos outros lugares que agora não lembro ...enfim...ela ralou, batalhou. Mudou-se por amor para a Alemanha, onde viveu por quatro anos em Munique. De lá mandava pra mim e todos os seus amigos e contatos notícias de Juju. Shows em bares, feiras, teatros, casas noturnas e por fim um DVD gravado na Alemanha. De volta ao Brasil há uns anos, está morando em Penedo, na serra fluminense, onde promove shows com convidados do Rio de Janeiro que vão lá especialmente para tocar ou cantar com ela. Neste período me confidenciou sua enorme tristeza por não conseguir se apresentar em cidades grandes de seu país. Em sua última estada na França e Alemanha, resolveu colocar seu mais novo rebento no mundo. O CD Live in Germany foi lançado, pra minha enorme alegria, no Allegro Bistrô da Modern Sound no último dia 5 e numa outra apresentação no Esch Café no Leblon. Não pude ir em nenhuma das duas apresentações, pois não estava no Rio, mas fiquei extremamente feliz. Encontrei com Ju no dia 3 e tomamos um café de não mais que meia hora no Leme, quando ela me entregou um CD com dedicatória e exibiu sua felicidade. Já está marcando de todas as segundas feiras reunir-se com um grupo de amigos músicos para produzir novas canções e continuar a sua batalha que jamais terminará.

A única rádio que eu conheço no Brasil que toca Ju Cassou é a RJV Brasil (www.radiorjv.com). Toca lá, porque lá toca coisa boa e não porque ela seja uma grande e querida amiga.

Ju...parabéns por seu mais novo trabalho e sucesso!!!

www.jucassou.com.br

www.myspace.com/jucassou

twiter.com/ju_cassou

Um comentário:

DEIXE AQUI SEU ALÔ