Patricia Ferraz - A música em mim

Minha foto
Niterói, RJ, Brazil
Produtora Cultura e Lighting Designer. Tornou-se conhecida por assinar a curadoria, direção de produção lighting designer, agenciamento artístico em projetos, shows, programas de TV, com alto reconhecimento de público e da crítica especializada. Atua no cenário cultural desde 1994. Desde 2007 vem ministrando pelo Brasil o Curso de Produção Cultural e Workshop de Iluminação APRENDA COM QUEM FAZ , também com um retorno expressivo de público e imprensa. Nesse trilhar já formou mais de 400 alunos e continua na estrada com o curso, onde ensina de maneira prática os segredos dos bastidores em produção e na iluminação em shows. Bem vindos ao meu universo musical.

terça-feira, 10 de março de 2009

O vôo da borboleta

Começo a semana falando um pouco do trabalho de Rosangela Bernabé, amiga querida que levezinho chegou ano passado em minha vida, me cuidou e desde então torna meus dias mais coloridos.
Acredito que algumas pessoas que visitem o blog e outras que circulam pelo universo da dança, já ouviram falar dessa mulher guerreira de sorriso largo, mãos fortes e coração doce.


Semana passada estive no estúdio onde Rosângela trabalha para assistir e atacar de produtora durante a gravação de um programa para a TVE Brasil com Rosangela e Renata.
Apesar de já conhecer o trabalho de Rosangela confesso que fiquei mobilizada quando assisti de perto essas duas mulheres dançando. A gravação aconteceu em uma sala, não era um show, não havia cenário ou luzes impressionantes... O que eu vi foi entrega, talento raro, leveza, confiança mútua, movimentos que falam ao coração de quem assiste.
Rosangela atua com o fisioterapeuta, terapeuta corporal (reeducação do movimento) e assina a coordenação do Grupo Giro.
Sou suspeita quando falo e penso na Borboleta (apelido de Rosangela para os mais íntimos), mas para que vocês tenham acesso ao trabalho de Rosangela deixo aqui um breve release e imagens do Grupo Giro.
Aproveito para informar que a partir da próxima semana estarei recebendo no blog amigos, profissionais ligados a vários setores das artes que estarão escrevendo aqui vez por outra.
A intenção do blog é somar, divulgar e diversificar sempre.

*Lembrete:
Vale a pena assistir a entrevista de Rosangela Bernabé e Renata Carvalho na TVE Brasil no Programa Revista Brasil no próximo domingo ( 15 de março) às 17:00 .

Grupo Giro

Surgiu em 1988, primeiro grupo de dança do Brasil a desenvolver um trabalho de pesquisa coreográfica junto a bailarinos com deficiência, o Grupo Giro propõe através da consciência corporal experimentar uma nova forma de conceber o gesto, respeitando a expressão do movimento que pulsa em cada pessoa. Acreditando dessa maneira, que só nos permitindo estar conectados com nosso ritmo, nosso desejo, poderemos deixar que, livremente, esse movimento possa acontecer.
O Grupo Giro trás a diversidade em sua própria formação, ao todo são quatro bailarinas, três usuárias de cadeiras de rodas e uma andante, com idades também diversas. A diferença é nosso cartão de visitas, está acolhida entre nós!
Foi com Renata Carvalho, quem tudo começou, a menina tinha então sete anos, estava no final de seu processo de reabilitação e já há algum tempo pedia à sua fisioterapeuta Sheila Salgado , insistentemente uma professora de dança; como todas as crianças de sua idade, ela queria dançar; em sua busca, Sheila acabou me encontrando... Nos apresentou e desse encontro iniciou-se o trabalho com os elementos dança, que até hoje acontece... Renata tem hoje 26 anos.
*DICA DO BEM:
Alongue-se em direção ao céu.
Beijos sonoros
Patricia Ferraz

6 comentários:

  1. É impressionante ver este tipo de trabalho desenvolvido por grandes profissionais e acima de tudo almas sem igual. Confesso que já havia visto trabalho de dança com deficientes visuais e auditivos, que é igualmente um espetáculo arrepiante...que toca lá no fundo da alma. Pelas fotos deste trabalho com deficientes físicos pode-se constatar que a sensibilidade e sua expressão não têm limites e que um objeto, como uma cadeira de rodas, pode perfeitamente se juntar ao corpo numa coreografia encantadora. Parabéns a esses anjos que aqui estão para encher de luz a sua própria existência e a de outras pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Já tinha assistido alguns videos do trabalho da Rô com o Grupo Giro, mas assistir ao vivo é realmente algo emocionante!!! A troca e a soma que a Rosangela tem com a Renatinha é lindo! E tb emocionante, pelo simples fato de uma criança ter realizado o sonho de dançar como uma borboleta...Parabéns Rô!!! Parabéns Renatinha!!!

    ResponderExcluir
  3. É sempre uma emoção ser tocada pelo fascínio de um trabalho maravilhoso. E nesse caso a emoção vem dupla , pois é revestida de orgulho por conhecer de perto as protagonistas da construção desse espetáculo belíssimo. Um beijo, Verinha.

    ResponderExcluir
  4. É sempre uma emoção ser tocado pelo fascínio de um trabalho maravilhoso. E nesse caso a emoção vem dupla , pois é revestida de orgulho por conhecer de perto as protagonistas da construção desse espetáculo belíssimo. Um beijo, Verinha.

    ResponderExcluir
  5. Sorte e felicidade minha de ter tido a Rô como minha educadora na Faculdade. O trabalho realizado por ela com o Gruo Giro é fantástico.

    ResponderExcluir
  6. Gente Rosangela aqui que máximo!
    Patricia Ferraz parabéns pelo blog!
    Vc bem que poderia virar produtora da Rô heim?
    As duas juntas seria o máximo
    beijos ANA

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU ALÔ