Patricia Ferraz - A música em mim

Minha foto
Niterói, RJ, Brazil
Produtora Cultura e Lighting Designer. Tornou-se conhecida por assinar a curadoria, direção de produção lighting designer, agenciamento artístico em projetos, shows, programas de TV, com alto reconhecimento de público e da crítica especializada. Atua no cenário cultural desde 1994. Desde 2007 vem ministrando pelo Brasil o Curso de Produção Cultural e Workshop de Iluminação APRENDA COM QUEM FAZ , também com um retorno expressivo de público e imprensa. Nesse trilhar já formou mais de 400 alunos e continua na estrada com o curso, onde ensina de maneira prática os segredos dos bastidores em produção e na iluminação em shows. Bem vindos ao meu universo musical.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

LUCINA estréia no RJ ' Coração na Boca' - Universo Musical de Lucina e Zélia Ducan


Meu sumiço aqui no blog foi por estar super ocupada com a  pré produção do novo show da cantora e compositora
Lucina 
' Coração na Boca'
com estréia marcada
para os dias 29, 30 e 31 de outubro
no Teatro de Arena/ Caixa Cultural às 19:30.


Orgulhosamente assino  a direção de produção e o desenho de luz  desse novo trabalho de  Lucina .

Fazer parte do  universo musical de Lucina e Zélia Duncan me faz sorrir.
Me emociono todos os dias com a obra dessa compositoras.

Aproveito hoje  o espaço do blog para agradecer o carinho e profissionalismo  dos meus parceiros e aliados de estrada.
Deixo um beijo carinhoso para :
Cynthia C e Glauco Oliveira (que assinam nesse show a produção).
Marisa Avellar (responsável pela direção do show).
Mauro Machado (iluminador e parceiro)
Fernando Capão( sonorização)
Inês Blanchart ( desing gráfico)

Raquel Vianna ( roadie)
Beto Feitosa , Virginia Honse e Flávio Carpes ( galera do bem!)
Ney Marques, Décio Gioielli, André Rass e Bosco Fonseca ( músicos de talento raro)

* Beijo especial  para Suely Poggio , Marisa Santos, Paty Fã  e toda galera do fã clube de Lucina


Lucina chega agora leve, plena  com seu novo show ' Coração na Boca' e também com seu novo álbum ' + do que parece' onde registrou canções em parceria com Zélia Duncan.


Deixo com vocês aqui uma entrevista exclusiva de Lucina para o blog.

As cantoras e compositoras Lucina e Zélia Duncan, amigas e parceiras musicais há cerca de 20 anos, produziram juntas mais de 50 composições.
Agora, Lucina resolveu fazer um CD reunindo canções inéditas fruto dessa parceria e vai mostrá-las dias 29, 30 e 31 de outubro no Teatro de Arena da Caixa Cultural, no show CORAÇÃO NA BOCA - Universo musical de Lucina e Zélia Duncan.
Eu converso agora com Lucina pra que ela nos conte um pouco dessa parceria, dessa velha amizade com Zélia, do show e do novo CD.

foto : Mila Petrillo

Flávio Carpes – Na minha opinião particular, as mais lindas e delicadas canções gravadas por Zélia foram sempre em parceria com você. Gostaria de saber como você e Zélia se conheceram?
Lucinaolá, Flávio.
Zélia costuma dizer que sou seu lado sementinha brejeira, rsrs... essa nossa parceria é livre, sem fronteiras musicais – não há pressão de mercado sobre ela, então, como pode respirar, é assim – atemporal, delicada e íntima.
Zélia já era fã de Luli e Lucina desde Brasília e nos conhecemos em uma reunião na casa de amigos. Quando Zélia cantou, fiquei impressionada com aquele timbre, curiosamente bem próximo do meu e com uma rara suavidade de emissão. Quando saímos, pegamos carona no mesmo carro e foi então que ela me revelou ter LPs autografados da dupla e que a minha voz a tinha influenciado bastante ns sua escolha pela carreira de cantora; me pediu uma música para seu primeiro LP Zélia Cristina. Nos encontramos na casa da Luli e ela gravou QUE CARA TEM? (Lucina/ Luli/ Klebi Nori).

Flávio Carpes – Essa afinidade começou pelo lado pessoal ou musical?
Lucina – A afinidade foi imediata e em bloco – nossa relação sempre foi regada a muitas canções.

Flávio Carpes – Profissionalmente como funcionam as composições? Quem faz letra e quem faz música...é sempre fixo? O processo de composição se dá à distância ou vocês preferem estar juntas ?
LucinaAs músicas são minhas e as letras de Zélia. Em geral, faço a música sobre as letras que ela me dá. E fazemos separadamente. Claro que existem algumas exceções.

Flávio Carpes – Quais são as características em cada uma de vocês que conferem às suas parcerias uma visível delicadeza?
LucinaNós temos em comum um amor imenso pela música e também somos abertas a todos os estilos e novidades.

Flávio Carpes – E o novo CD (+mais do que parece); quantas faixas e quando fica pronto? São só inéditas suas com Zélia?
Lucina São nove canções, fiz isso no CD anterior A MUSICA EM MIM e gostei. Acho que com esse número se fecha a idéia em sua essência. São somente nossas parcerias de várias épocas que foram atualizadas na emoção – tudo que é dito ter a ver com o aqui e agora.

Flávio Carpes – Dentre tantas lindas canções, como foi feita a seleção do repertório? A Zélia opinou nessa escolha?
Lucinafoi um jazz...a escolha foi minha. Abri o baú e mergulhei. Como já disse na outra resposta acima, optei por músicas que estivessem atuais na minha emoção.

Flávio Carpes – Do que eu já ouvi do CD, percebi lindos arranjos, que contam com a inclusão de uma sonoridade diferente. Que tipo de instrumentos novos foram utilizados?
LucinaA base da sonoridade é a soma de meu violão com o violão de Ney Marques, a pessoa com quem juntei a cabeça para gravar esse trabalho. Ney alem de fazer a direção musical, é arranjador e domina o bandolim e a guitarra.
Somamos esses instrumentos ao baixo de Bosco Fonseca (super criativo), a percussão de André Rass e os instrumentos africanos (m’biras e steel drums) do Décio Gioielli, que é o maior estudioso da música africana no Brasil.
Tive a presença de AlziraE, Tete Espíndola, Anelis Assumpção e Luz Marina em participações muito especiais.

Flávio Carpes – E do show dos dias 29, 30 e 31...o que podemos esperar em termos de repertório e de participações?
LucinaO repertório e a sonoridade é do CD mais algumas músicas inéditas com Zélia, inclusive uma que nasceu agora. Coloquei algumas conhecidas como o Coração na Boca (não podia deixar de estar...). A única música que não é Lucina e Zélia é uma parceria minha e de Luhli feita pra ela chamada “Muito mais Zélia”.
Dia 29 Zélia vai estar lá cantando junto.


Flávio - Lucina...muito obrigado por este bate papo. Nos vemos no seu show. Afinal eu não vou perder isso por nada desse mundo.
Lucina - o prazer é todo meu e agradeço muito pela grande força. Admiro seu trabalho, o seu conhecimento e abertura musical. Um beijo, Lucina

LUCINA NA RÁDIO RJV BRASIL: http://www.radiorjv.com/





LUCINA NO SHOW ' CORAÇÃO NA BOCA '
CAIXA CULTURAL / TEATRO DE ARENA
Dias: 29, 30 e 31 de outubro - Hora: 19:30
End. Avenida Almirante Barroso , 25 Centro / RJ - Tel. (21) 2544-4080
Ingressos: R$ 15,00/ Classificação: Livre




Dica do Bem:
http://www.myspace.com/lucinamyspaceoficial

Beijos sonoros
Patiricia Ferraz

3 comentários:

  1. Que delíciaaaaaa.....precisa vir pra São Paulo logo!!! Vai bombar!!! Lucina é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  2. Pat, quando quiser a rádio fluminense, através do Maldita FC, estará a disposição para gandarmos uma ida delas qualquer segunda de novembro, as 21 horas. A zélia foi locutora daqui talvez goste derelembrar um pouco dessa época. beijão, leandro

    ResponderExcluir
  3. Patrícia querida é uma delícia perceber o carinho e a admiração com que vc escreve sobre estas artistas formidáveis, obrigada,
    beijos
    Marisa

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU ALÔ