Patricia Ferraz - A música em mim

Minha foto
Niterói, RJ, Brazil
Produtora Cultura e Lighting Designer. Tornou-se conhecida por assinar a curadoria, direção de produção lighting designer, agenciamento artístico em projetos, shows, programas de TV, com alto reconhecimento de público e da crítica especializada. Atua no cenário cultural desde 1994. Desde 2007 vem ministrando pelo Brasil o Curso de Produção Cultural e Workshop de Iluminação APRENDA COM QUEM FAZ , também com um retorno expressivo de público e imprensa. Nesse trilhar já formou mais de 400 alunos e continua na estrada com o curso, onde ensina de maneira prática os segredos dos bastidores em produção e na iluminação em shows. Bem vindos ao meu universo musical.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Diego Figueiredo por Flavio Carpes

Ufa......duas semanas se passaram e aqui estou novamente para aquele papo gostoso com vocês. Confesso que deixei a ansiedade tomar conta e, quando me dei por achado, já estava em cima do laço e não sabia ainda sobre o que escrever. Acho que no tal sofá macio da sala da Patrícia, onde me escarrapachei, acabei pegando no sono. Não sou de me lembrar muito dos meus sonhos, mas desta vez foi diferente. Tudo era tão claro e real, que sentia cheiros, sensações, ouvia nitidamente sons, vozes e instrumentos. Isso mesmo! Sonhei que estava em minha casa, aqui no Rio de Janeiro, e o rádio tocava uma música; ótima por sinal. Um belo solo de violão. Logo reconheci o estilo. Era o violão de Diego Figueiredo. Alguém sabe quem é Diego Figueiredo? Possivelmente não, afinal suas músicas não tocam nas rádios....do Brasil. Pra quem não sabe, Diego é um músico de mão cheia. Nascido em Franca (SP) em 1980, desde os quatro anos de idade já brincava com instrumentos musicais. Aos 12 fez a opção pela guitarra e aos 15 já dominava palcos de teatros e casas noturnas de diversos estados, tocando solo ou acompanhado por renomados músicos. Estudou violão erudito, MPB e jazz em conservatórios de Franca, Ribeirão Preto e Tatuí. Em 2005 foi aclamado pelo Montreux Jazz Festival como um dos três melhores guitarristas do mundo e, em 2007, conquistou o segundo lugar no Montreux Jazz Guitar Competition, cujo júri foi presidido por George Benson. Já tocou e dividiu palco com Al Di Meola, John Scofield , Yellow Jackets, Hermeto Paschoal, Geraldo Azevedo, Sebastião Tapajós, Renato Borgueti, Osvaldo Montenegro, Toquinho, Tunai, Paulinho da Viola, Yamandú Costa, Marco Suzano, Dominguinhos, Moraes Moreira e Zeca Baleiro, entre outros. No final de 2007, Diego atendeu a um convite do patrocinador do Instrumental MPB, programa que apresentei por mais de um ano na MPB FM e fez uma belíssima apresentação na gravação do Instrumental MPB ao vivo, que fazíamos uma vez por mês. Foi um show! Simples, com seu jeitão interiorano, sentado num banquinho dentro de uma loja em pleno Casashopping, Diego tocava como se estivesse numa sala de concertos de Nova Iorque ou qualquer lugar assim, parecendo embalado por alguma inspiração superior.

E assim o fez, porque as cerca de 70 pessoas que prestigiaram sua apresentação, gostam e sabem ouvir música como em qualquer país do chamado primeiro mundo. Ah! Um detalhe que é uma pena e um privilégio ao mesmo tempo. Quem tiver a curiosidade de entrar no site dele www.diegofigueiredo.net, poderá observar na lista de apresentações dele, que a que ele fez pro Instrumental MPB, na Banhart, em 22 de novembro de 2007, foi a única apresentação desse monstro da guitarra no Rio de Janeiro. Com oito CD's e um DVD gravados, o penúltimo, Vivências, de março de 2008, que ele teve a gentileza de me mandar pelo correio, Diego não toca nas rádios do Rio de Janeiro, até porque ninguém sabe quem é Diego Figueiredo. O Youtube está cheio de belos vídeos de apresentações dele. Eu recomendo!
Mas voltando ao meu sonho, os últimos acordes do violão de Diego Figueiredo foram se misturando ao som de vozes e palmas; um burburinho e uma canção bem conhecida. Na sala, uma multidão cantava parabéns. Afinal, eu estou escrevendo isso hoje, dia 1º de abril, quando uma grande e querida amiga completa mais um ano de sua existência, e nós mais um ano desfrutando dessa deliciosa convivência com ela.
Vida longa, Patrícia Ferraz!!!
Flávio Carpes

2 comentários:

  1. Flavio querido que presentão de aniversário! Obrigada pela presença no blog, em minha vida e por toda musicalidade e talento. beijocas
    patricia ferraz

    ResponderExcluir
  2. Olá Pati!
    tudo bem? Gostei muito do blog...... Parabéns pela seleção do material..
    não existem muitos blogs como o seu com várias dicas e matérias sobre mpb..e música instrumental brasileira.
    Meu nome é Christian Camilo. Sou o produtor do pianista Rodrigo Andreiuk.
    Gostaria que escutasse o trabalho dele quando tiver um tempo.
    Deixo os links
    www.myspace.com/rodrigoandreiuk

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SEU ALÔ